Uma análise sobre o livro A Metamorfose
Ana Paula Cassani Coutinho²
Centro Universitário Vila Velha, Vila Velha, ES
Resumo
Nesse ensaio será analisado e comentado um dos mais clássicos literário do mundo, o livro “A Metamorfose”, escrito por Franz Kafka, que fala a história de Gregor Samsa, um jovem que trabalha como caixeiro-viajante, que acorda transformado em um inseto. Gregor busca a compreensão da família, e acaba vivendo em completa tristeza de viver isolado e excluído de seu convívio social. Com sua vida a beira do abismo, Gregor não vê outra saída, a não ser livrar a família e a ele mesmo, do peso que estava causando.
Palavras-chave: Metamorfose. Atualidade. Depressão. Franz Kafka.
1. Introdução
A Metamorfose é um livro escrito por Franz Kafka (1883-1924), escritor tcheco de língua alemã que é considerado um dos principais escritores de literatura moderna. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX. Esta obra foi escrita em 1912 e lançada em 1915. Conta a história de Gregor Samsa, um jovem que trabalhava com trens para sustentar a sua família. Em uma certa manhã de rotina, ao acordar para o seu trabalho, percebeu que suas pernas estavam mais finas que os normais, que seu corpo estava estranho e que nada mais respondia como era antes: havia virado um inseto. 2. O livro e suas análises O livro é basicamente dividido em três partes: A primeira, onde Gregor sofre a metamorforse e tenta a aceitação da sua família nessa sua nova fase. A segunda, vemos um Gregor completamente isolado e rejeitado, buscando uma forma de se comunicar com seus familiares, que não queriam nem mesmo vê-lo. Na terceira vemos o fim chegando. Nenhuma solução, nenhuma aceitação. O personagem se encontra completamente abalado e depressivo.
A história é contada por um narrador onisciente, dentro da perspectiva do personagem principal, já que quase tudo é voltado para a sua visão, saindo dessa linha somente no final do livro, quando a história sai de