Uma análise do Scrum conforme as áreas de processo gerência de requisitos e gerência de risco do MPS.BR
Iomany Oliveira Falcão
Graduando do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)
Catu – Ba – Brasil iomany@yahoo.com.br Resumo. Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade da utilização da metodologia ágil Scrum para atingir os níveis de maturidade do MPS.BR. Foi realizado um estudo entre a praticas do Scrum e as áreas de processos Gerência de requisitos e Gerência de riscos do MPS.BR. Com os resultados obtidos pode-se dizer que o Scrum não está totalmente adequado as normas do MPS.BR.
Abstract. This article aims to analyze the feasibility of using the Scrum agile methodology to achieve the levels of maturity MPS.BR. A study was conducted between the practices of Scrum and areas of requirements management processes and management of risks MPS.BR. With these results we can say that Scrum is not entirely appropriate norms MPS.BR.
1. Introdução
O gerenciamento de projetos de softwares é uma das maiores preocupações das empresas de desenvolvimento, pois um projeto mal planejado tem grande tendência a falhar. Com o advento das metodologias ágeis pensou-se que essa seria a solução para todos os problemas, mas com o passar do tempo percebe-se que essas metodologias também possuem seus pontos negativos.
Os métodos ágeis visam reduzir o tempo de desenvolvimento de software e está apto a responder a mudanças. De acordo com Abrahamsson et al. (2002) a intenção dos métodos ágeis não é apenas conter as mudanças, mas tratar da melhor maneiras as mudanças inevitáveis.
Com o crescimento da indústria de desenvolvimento de sistemas, surgiu à necessidade de introduzir modelos que visassem à qualidade, a partir disso foram criados modelos de maturidade que visam melhorar o gerenciamento, a qualidade e a criação de software. Dentre esses modelos destacam-se: Normas ISO