Uma análise da familia contemporânea”
Produção textual individual
Produção textual individual
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...................................................................................................... 9
BIBLIOGRAFIA 10 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos aborda os vários tipos de famílias contemporânea que existem em nossa sociedade e vamos também falar sobre uma delas e como ela se constitui diante das novas famílias formadas nos dias de hoje.
DESENVOLVIMENTO
O estudo da família como instituição social se justifica porque parte das transformações sociais mais contundentes das nossas sociedades atingem diretamente a família.
Isto ocorre tanto pela função que cabe a família dentro do processo de reprodução das sociedades, quando pelo fato de a família esta exposta a mudanças que ocorrem em outras instituições.
Para o entendimento das transformações sociológicas da família devemos em primeiro lugar resgatar um conceito trabalhado no conteúdo do segundo ano do ensino médio. É o conceito de papel social. Este conceito indica o comportamento socialmente esperado de um indivíduo em virtude da posição que ele ocupa em dado contexto social (grupo).
Observando este conceito podemos perceber que existem vários papéis sociais: profissionais, papéis sociais religiosos, de idade, etc.
O estudo da família no mundo de hoje exige o entendimento daquilo que é chamado de papéis sociais de gênero. Esta palavra, gênero, remete a um tipo de classificação que os cientistas sociais construíram para qualificar os indivíduos em ralação ao seu comportamento quando este for determinado pelo fato de ser um homem ou uma mulher.
Os cientistas sociais criaram esta palavra para tornar mais preciso o conteúdo das suas observações e também para marcar uma diferença em relação às classificações praticadas pelas ciências biológicas.
Os biólogos falam de sexo.