: Uma Analise do Impacto na Educação do Programa Bolsa Família no Brasil entre os anos de 2008 e 2013
Tema: Uma Analise do Impacto na Educação do Programa Bolsa Família no Brasil entre os anos de 2008 e 2013
Introdução:
O bolsa família é um programa social de transferência direta de renda, sobre certas condicional idades, que beneficia famílias em situação de extrema pobreza, reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social¹. As condicional idades quanto à área da educação é a de que todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos estejam matriculados no ensino regular e tenham freqüência mínima de 85% da carga horária, para os estudantes entre 16 e 17 anos tal freqüência deve ser de no minimo75%%. ²
O estudo é feito através de uma regressão logística inspirado em artigo apresentado em anexo, no qual tem como intuito de avaliar o impacto dos benefícios do Bolsa Família no acesso à educação.
Tal analise observará jovens brasileiros no período estudado compreendem os anos de 2008 e 2013 e pretende avaliar qual foi o impacto do programa na educação em crianças e adolescentes brasileiros.
Dado que uma das principais finalidades do programa, além do efeito de curto prazo de alívio imediato da pobreza, é ampliar a freqüência escolar entre os mais pobres e, dessa forma, reduzir a transmissão intergeracional da pobreza³.
O modelo:
Anos de Estudo = B0 + d1 BolsaFamilia + B1 Ln(Renda) + d2 Sexo + B2 Filhos + d3 Urbano + d4 a2013
Notadamente todas as variáveis sinalizadas por d são dummies. Assim Bolsa Família representa aqueles indivíduos que receberam o benéfico do programa, isto, através de uma variável Proxy renda que por sua vez gerou uma dummy quando essa é menor do que 200, pois tal condição é uma forma de nos aproximar dos parâmetros do programa. Ln(renda). Sexo é uma dummy 1 quando o indivíduo é homem e 0 caso contrario. Urbano é outra dummy a qual assume valor 1 quando o individuo mora em um domicilio urbano e caso contrario em caso que este more em