Uma analise da familia contemporanea
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4 ª 7
3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................78
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
INTRODUÇÃO
Esta produção textual tem por objetivo destacar as diversas formações familiares e o contexto das mudanças ocorridas no decorrer dos tempos, no plano socioeconômico e cultural da sociedade capitalista.
Busca também, entender a família como um processo social em construção e mudança, destacando os novos arranjos e composições familiares, desmistificando os conceitos e pré-conceitos estabelecidos ao longo da história.
A sociedade contemporânea, na medida em que vem obtendo ganhos com o rápido desenvolvimento tecnológico e científico, tem se deparado com uma grande transformação no desenvolvimento e na qualidade das relações humanas. Quando os valores que regem a organização social e econômica se modificam, transformam-se também os ideais e o modo de pensar dos homens. A sociedade contemporânea caracteriza-se por constantes e sucessivas mudanças sociais. Dentre as várias instituições sociais que compõe uma sociedade, a instituição família tem sido a mais afetada no que diz respeito a transformações na sua estrutura base.
Varias tem sido as mudanças sociais nas sociedades, que tem contribuído para o surgimento de novas formas de família: entrada da mulher no mercado de trabalho, o aumento de divórcio, técnicas de fertilidade e etc.
Todos estes fatores em simultâneo tem exercido fortes influências que abalam este grupo social, que a família está numa