uma abordagem sobre a educação: reflexao e compreensao
RESUMO
Este artigo busca procura fazer uma abordagem sobre a educação bancaria expressa no livro pedagogia do oprimido escrito pelo pedagogo educador Paulo Freire. Procurando extrair da sua analise uma reflexão sobre o agir do professor que se insere nesse modelo para permitir a pratica de uma educação em sala de aula voltado para praticas não conscientizadoras modeladoras de educandos passivos dentro de uma sociedade capitalista. Procura ainda fazer uma reflexão para compreender o que é um homem incluso, perpassando uma educação libertadora. Compreender que a concepção e a pratica bancaria imobilista desconhece o homem como ser histórico. enfoca sobretudo os entendimentos do educador sobre como a prática bancaria é danosa para o formato de educação de homens livres da amarras capitalista e dos senso comum.
Palavras-Chaves: Educação Bancaria. Educandor. Educandos
INTRODUÇAO
Este artigo tem como objetivo explicitar a transformação da educação pensada pelo educador e pensador Paulo Freire que se volta para o compromisso com a vida e, sobretudo o modo como o homem através da educação alcança a sua liberdade. Ainda busca discutir a educação bancaria buscando argumentos sobre as possibilidades da existência de vantagens em se receber conhecimentos que é transmitido pelos professores a partir de reflexões filosófica sobre questões da aprendizagem.
Não se pretende fazer uma demonstração do método de alfabetização de Paulo Freire, somente pontuar uma reflexão sobre a educação bancária. A partir desse contexto percebe-se nos dias de hoje, a busca constantemente de uma educação que tem como papel principal é a de formar cidadãos críticos e pensantes, daí procura-se integrar em nossas práticas, a educação transformadora, delineada por Freire, que permite ao sujeito a organização reflexiva de seu pensamento nos pressupostos caminhos metodológicos e inovadores da educação o que faz com que