Uma Abordagem Humanista
A partir disso ele mostra a influência desse sistema na mudança dos hábitos das famílias que diante das drogas que aprofundaram ainda mais essas mudanças. Segundo o artigo o real motivo para destruição das famílias não são as drogas e sim a falta de estrutura familiar isso implica no fracasso da sociedade que não consegue manter laços familiares.
O que leva:
Segundo o Prof. Alexandre Moraes da Rosa:
O envolvimento de um jovem com as drogas se deve a forma como foi estruturado;
Dificuldade banal, baixo rendimento escolar, problemas de relacionamento com o entorno, inibição, distúrbios de comportamento, ansiedade e pequenos delitos.
Nessa fase deveria ocorrer à emancipação, ser sujeito de seus próprios desejos, mas para isso é fundamental que os pais possuam o seu espaço de expressão, que em tempos de competividade no mercado de trabalho neoliberal, fica anulada pela impositiva submissão deles em relação aos seus superiores, de forma que os adolescentes continuam vitimados pela relação de dependência dos pais.
Impede o diálogo sobre temas como sexo e drogas.
Falta de verbalização dos acontecimentos, o silêncio fortalece o plano ilusório. Nada precisa ser dito, pois o relacionamento é do sujeito com o objeto.
Em síntese o neoliberalismo enfraquece os laços familiares, ambiente propicio para a entrada das drogas licita e ilícitas.
Por que muitos conseguem passar pela adolescência e pelos primeiros anos da fase adulta sem fazer uso de drogas ilícitas e licitas? Porque seus canais emocionais estão fechados para esse tipo de substancia.
Para que isso ocorra o individuo tem como um obstáculo às políticas penais, segundo Gunther Jakobs , é comprovado que o controle