um único planeta e o bipolarismo ideologico e político
Emerson Bernardo Lopes
História – UPE Campus Garanhuns
BREVE HISTÓRICO
A nós, contemporâneos que viveram no Século XX, agora; em pleno século XXI, ainda não podemos olhar os eventos históricos vivenciados durantes seus 30 anos iniciais e que iriam influenciar durante todo o século passado, os movimentos políticos e ideológicos de todas as nações contingenciadas pela fronteira ideológica estabelecida pelas grandes potências pós 2ª guerra. Inicialmente, nosso olhar se volta para um tempo durante o final do Século XIX; houve uma grande corrida em busca de novas fronteiras a serem exploradas em nome do progresso e do capitalismo industrial que se instalara na Europa. As disputas por novos mercados e a busca pela hegemonia econômica e política entre as nações europeias envolvidas levaram as mesmas a correrem paralelas aos discursos de paz em uma corrida armamentista, conhecida como paz armada.
Esta paz armada levou estas nações a formarem alianças frágeis que viessem a garantir alguma segurança em caso de violação aos seus territórios e possessões adquiridas durante a corrida imperialista sobre a África. Esta paz chegaria ao fim durante os anos iniciais da década de 10 do século passado.
Tal beligerância levou as nações a entrarem em uma guerra que duraram 04 anos e levou a falência todo o parque industrial EUROPEU. Esta guerra ganhou proporções mundiais, com o envolvimento de todos os continentes na época. Durante o seguimento da guerra, dois pontos merecem destaque, pois influenciará de forma decisiva o desenrolar da história que desencadeará em eventos que nos levarão ao estágio em que estamos atualmente, em primeiro lugar, devemos olhar com detalhes a revolução que derrubou o império russo. O movimento de 1917 firmará as bases que nortearão o caminho pela busca hegemônica de afirmação de poder no globo. Em segundo lugar, a rendição alemã e as suas implicações com a assinatura do tratado