Um trabalho que peguei aqui
Bruna Santos da Silva
Eduarda Maria Polonio Pereira
M3B
A história da Propaganda
Professor Orientador: Alceu de Brito Ferreira
Colégio Estadual Augusto Meyer
Rua Rio Pardo, 1187
Bairro Teolopis – Esteio/RS – CEP – 93260-480
E-mail – ceaugustomeyer-est27cre@seduc.re.gov.br
Esteio - Dezembro, 2015
Introdução
O presente trabalho é sobre A História da Propaganda, tendo como foco principal a propaganda no Brasil.
Este trabalho tem como objetivo o maior compreendimento sobre o assunto e satisfazer as curiosidades, pois a propaganda é parte do nosso cotidiano, a vemos em todos os lugares, mas muitas vezes, pouquíssimas pessoas sabem de onde ela surgiu e procuram ter o maior entendimento s obre.
A metodologia utilizada foi o uso da pesquisa na internet, enriquecida com algumas pesquisas bibliográficas.
A História da Propaganda
Do latim moderno, propaganda quer dizer “para ser espalhada”. Em 1622, no inicio da guerra dos trinta anos, o Papa Gregório XV fundou o Congregátio propaganda Fide (“Congregação para a propagação da fé”), que nada mais era que um comitê para supervisionar a propagação do Cristianismo pelos missionários enviados para países não cristãos.
http://legacy.unifacef.com.br/rec/ed09/ed09_art02.pdf
A PUBLICIDADE ATUAL
Atualmente, a maior parte das mensagens publicitárias é sugestiva e têm por base os estudos de mercado e de motivações. A publicidade informativa e combativa, não deixou de existir completamente, seu espaço foi preenchido pelas relações públicas, enquanto a propaganda ocupou o lugar da publicidade combativa. Alguns sociólogos dividiram em três épocas o longo caminho percorrido pela publicidade. Na era primária, limitava-se a informar o público sobre os produtos existentes, ao mesmo tempo em que os identificava através de uma marca. Isto sem argumentação ou incitação à compra. Na era secundária, as técnicas de sondagem desvendavam os gostos dos