um texto qualquer
OCTOBER 19, 2013 CICANCI
Esta é a segunda entrevista com o meu grande amigo Nicholas Souza, que atualmente é game designer na Ubisoft em Montreal. Na primeira entrevista conhecemos o início da sua carreira, passando pela Ubisoft Brasil e Glu Mobile. Confira agora como ele chegou no Canadá e seu trabalho no estúdio brasileiro Insólita.
Como muita gente por aqui, Nicholas também sonhava em ir pra fora do país trabalhar com jogos AAA. Depois de uma longa caminhada, ele alcançou um grande passo em sua carreira indo para a Ubisoft Montreal.
1) Desde a sua última entrevista para o blog muita coisa mudou na sua carreira. Depois da Glu Mobile você foi para a empresa brasileira Insólita Studios trabalhar com jogos para redes sociais, foi uma mudança muito grande em relação à sua experiência anterior?
Sim e não. Em sentido de organização da empresa e número de funcionários, foi uma mudança relativa, já que na Glu Mobile tínhamos mais pessoas na equipe, espaço era maior e tínhamos um departamento grande de QA. Em balanceamento, já digo que foi muito similar ao trabalho que já tinha realizado na Glu.
2) Você trabalhou como Game Designer no jogo do Chico Bento para Facebook, lançado pela Level Up! Games. Quais foram suas responsabilidades nesse projeto?
No Chico Bento eu fui o responsável pelo balanceamento do jogo, definindo valores dos itens no jogo, tempo de construção das instalações da fazenda e ajudando nas estratégias de monetização. Durante o projeto também ajudei dando feedbacks no core game loop e processo de desenvolvimento do jogo em si.
3) Hoje você está trabalhando no Canadá, quando e por quê você decidiu que queria trabalhar fora do Brasil?
Desde que entrei na indústria de games eu tinha um sonho de trabalhar em jogos AAA (as grandes produções do mercado de jogos mundial), então tracei uma meta de que antes dos 30 anos estaria trabalhando/produzindo um desses jogos.
Quando