Um Sistema Polif Sico Constitu Do Por Duas Ou Mais Tens Es Iguais
Prof. Vincenzo
Bauru, 20 de outubro de 2014.
Um sistema polifásico é constituído por duas ou mais tensões iguais, com diferença de fases fixas, fornecendo energia às cargas ligadas às linhas. No sistema bifásico, duas tensões iguais diferem em fase de 90º; no sistema trifásico, a diferença de fase entre as tensões é de 120º. Nos retificadores polifásicos usam-se, às vezes, sistemas de seis ou mais fases, com o objetivo de obter uma tensão retificada com pouca ondulação (ripple); o sistema trifásico é, entretanto, o comumente usado para geração e transmissão de energia elétrica.
Sistema trifásico;
É de 120º a diferença de fases entre as tensões induzidas nas três bobinas igualmente espaçadas. Na sequencia ABC, a tensão na bobina A atinge um máximo em primeiro lugar, seguida pela bobina B, e depois pela C. Essa sequência fica evidente no diagrama abaixo:
As ligações dos terminais ABC conforme ilustração abaixo resulta em uma ligação do tipo estrela.
As ligações dos terminais ABC conforme ilustração abaixo resulta em uma ligação do tipo delta ou triângulo.
Na ligação estrela, as correntes na bobina (fase) e na linha são iguais, enquanto a tensão de linha é 3 vezes a tensão de fase. Na ligação em triângulo, são iguais as tensões de linha e de fase, porém as correntes de linha são 3 vezes as correntes de fase.
Seja qual for a ligação, as três linhas A, B e C constituem em sistema trifásico de tensão. O ponto neutro da ligação em estrela fornece o quarto condutor do sistema trifásico a quatro condutores.
Tensões no sistema trifásico;
A escolha de uma tensão de referência com ângulo de fase nulo determina os ângulos de fase de todas as demais tensões do sistema.
A tensão do sistema é a tensão entre quaisquer pares de linhas, A e B, B e C ou C e A. No sistema a quatro fios, a amplitude da tensão entre linha e neutro é 1/3 vezes a tensão de linha.
Sequência ABC
Sequência CBA
Cargas trifásicas