Um sistema especialista para a proteção do sistema elétrico
V S E M N Á R O T É C N C O D E P RO T E Ç Ã O E C O N T RO L E
27 de settem brro a 02 de outtubrro de 1998 -- NATAL -- RN
2 7 de se e m b o a 0 2 de o u ub o de 1 9 9 8 N A T A L R N
UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA OS ESTUDOS OPERACIONAIS DA PROTEÇÃO DO
SISTEMA ELÉTRICO
Vilker Guimarães Almeida*
LDSP-DEESP-UFPE
vga@npd.ufpe.br
RESUMO
As empresas do setor elétrico vêm paulatinamente buscando a implementação de programas de computador para minimizar os possíveis erros cometidos na execução de tarefas repetitivas e exaustivas. Para estas empresas do setor elétrico a elaboração dos estudos operaciona is da coordenação da proteção do sistema tem sido uma tarefa árdua, e é sabido que um grande volume de cálculos é inevitável e, quase sempre, tais cálculos constituem a parte mais cansativa da tarefa, além de ser uma fonte de erros.
Com a finalidade de min imizar o tempo gasto com rotinas de cálculos, programas de computador estão sendo desenvolvidos e implantados. O programa proposto consegue reunir esta expectativas das empresas de uma forma bastante simples e com uma interface amigável.
1. INTRODUÇÃO
Este programa é uma ferramenta iterativa e amigável para a análise de faltas em sistemas elétricos, podemos simular diversos tipos de defeitos e fazer o estudo da coordenação entre os dispositivos de proteção presentes no sistema, segundo os “Critérios para graduação da proteção de sobrecorrente do sistema de transmissão”,
GTP/SCGE/CCON n 0 083/78 (Março 78), revisão 02/91
(Fevereiro 91).
O sistema especialista tem como principais características: Manoel Afonso de Carvalho Jr.
LDSP-DEESP-UFPE Membro IEEE macj@npd.ufpe.br Podemos ter todos os tipos de falta “shunt”, com ou sem impedância, e também todos os tipos de falta série. Grande capacidade, possuindo os seguintes limites:
3600 Barras.
3 Acoplamentos (impedância mútua)
3000 Circuitos
2. ALGORITMO
O sistema é