Um Retrato da Engenharia de Produção no Brasil
Marlise Moreira
FAÉ, Cristhiano Stefani; RIBEIRO, José Luis Duarte. Um Retrato da Engenharia de Produção no Brasil, Revista Gestão Industrial, UTFPR, Ponta Grossa, v. 01, n.03, PP. 024-033, julho 2005.
Com a evolução da profissão e da difusão das áreas pertinentes ao engenheiro de produção, nota-se uma explosão acentuada no número de cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Diversos cursos estão sendo criados, tanto em nível de graduação, como em pós-graduação. Esse crescimento, porém evidencia um excesso de oferta de cursos na região Sudeste e uma falta de cursos em alguns estados, especialmente ao Norte e Nordeste do país, sendo a oferta de cursos insuficientes em determinadas regiões constatamos que pode ser explicado, parcialmente por questões sócio-econômicas.
No artigo: “Um Retrato da Engenharia de Produção no Brasil”, os autores Cristhiano Stefani Faé e José Luis Ribeiro, apresentam um estudo quantitativo da evolução e localização dos cursos de graduação em Engenharia de Produção no país, considerando a situação econômica das regiões onde estes cursos estão instalados. Com o resgate histórico apresentado nesse artigo, constatamos a evolução crescente do curso e a importância do Engenheiro de Produção. Nesse sentido, o estudo configura-se como importante material de consulta à comunidade acadêmica da Engenharia de Produção no país. Cristhiano Stefani Faé é Mestrando do Laboratório de Otimização de Produtos e Processos, programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e José Luis Duarte Ribeiro é Doutor do Laboratório de Otimização de Produtos e Processos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O artigo teve um estudo de mapeamento, realizado em 2004, de todas as instituições de ensino que possuem o curso de EP em funcionamento, ofertados em diversos estados do Brasil. A partir daí, é realizada uma comparação da oferta de cursos e vagas