Um relato sob pedagogia da altern ncia
A Pedagogia da Alternância na educação rural intercala a convivência da sala de aula com o campo, é um método de organizar o ensino escolar de maneira diferenciada das demais escolasconsiste numa alternativa para diminuir a evasão escolar em áreas rurais, e tem como finalidade uma formação profissional. Esse método surgiu na França em 1935 com a insatisfação de um grupo pequeno de agricultores com o sistema educacional, por este não atender suas especificidades da Educação para o meio rural (Gimonet, 1999; Estevam, 2003;Magalhães, 2004). Esse grupo enfatizava a necessidade de uma educação escolar que atendesse às particularidades psicossociais dos adolescentes e que também propiciasse, além da profissionalização em atividades agrícolas, elementos para o desenvolvimento social e econômico da sua região.
No Brasil começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde construíram as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. Vários anos depois de sua implantação no Brasil, essa proposta pedagógica ainda é pouco discutida no meio acadêmico, e ainda gera muita polêmica, há uma preocupação com essa pedagogia em que ela possa vir a deixar de criar e ampliar possibilidades na Educação para os educandos e que perpetue crianças e adolescentes no campo, mais estudos revelam ao contrario que cerca de 70% dos educandos de Alternância ingressam no Ensino Superior contra umíndice inferior a 60% das escolas públicas. Até 1998 os estudantes que se formavam nessas instituições precisavam prestar um exame supletivo para que pudessem conseguir o diploma. Hoje essas instituições não só tem o reconhecimento do MEC como este busca sua ampliação.
O professor de escolas rurais também tem um trabalho diferenciado na pedagogia da alternância, em que se muda o calendário escolar, adaptando-o as atividades rurais realizadas pelas famílias, e também fazem visitas as comunidades atendidas pela escola o que é fundamental para que o professor