Um pouco sobre a imigração alemã
A escravidão foi até o século 19 o sistema de trabalho no Brasil. Ao contrário do escravo, os imigrantes tinham um melhor status social.
Dos grupos que imigraram para o Brasil no século 19, os alemães, mais precisamente em 1818, foram os primeiros. A sua maioria era formada por camponeses, pequenos agricultores, operários e comerciantes. Até os anos 70 do século 19 eles tomaram parte no projeto de desenvolvimento da nação.
Em qual região os alemães se fixaram?
A primeira colônia fundada pelos alemães foi no extremo sul do país, em São Leopoldo, hoje, região metropolitana da capital gaúcha. O Rio Grande do Sul foi o estado que mais recebeu imigrantes alemães, seguido de Santa Catarina. No ano de 1930, aproximadamente 20% da população destes estados eram compostos de imigrantes de origem alemã. Embora menor, a presença alemã foi marcante em estados como São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Minas gerais e Rio de Janeiro (Nova Friburgo e Petrópolis)
Quais atividades desempenharam? Entre as atividades desenvolvidas pelos alemães, destacavam-se a olaria, a agricultura e a carpintaria, mas aos poucos também foram se firmando como comerciantes e industriários.
No Sul do Brasil os descendentes de alemães têm um importante papel nas relações entre Brasil e Alemanha e sua participação no desenvolvimento do Brasil é percebida em muitos aspectos, entre eles:
Agricultura: Introduziram e melhoraram a produção do leite, na criação de gado, na plantação de hortifrúti e granjeiros e no tabaco;
Indústria e Comércio: indústria têxtil, de couro, de metalurgia e papéis.
Escola, Associações e jornais.
Quais influências trouxeram para a cultura brasileira?
Foram eles que trouxeram ao Brasil o gosto por embutidos como as salsichas e salsichões, chucrute (repolho em conserva), a salada de batata, carnes defumadas e sobremesas como o apfelstrudel, espécie de torta folhada de maçã, que hoje também pode ser encontrada em versões