Um pouco sobre historia
Trata-se da primeira maquina a vapor,construída pelo grego Heron, no século II.Transforma calor em trabalho.Consiste num tubo com água com uma rolha e dois dutos postos assimetricamente,de modo que depois de aquecida a água vira vapor e, ao ser expelido nos tubos, faz o sistema girar com uma turbina.
Hoje em dia ela é usada nas usinas termoelétricas, em que as máquinas termoelétricas realizam o trabalho mecânico como elevar, movimentar ou misturar e seu funcionamento depende de um combustível, ou fonte de energia, logo ela o transforma algum tipo de energia em energia mecânica.
Em geral, elas convertem a energia do combustível em energia térmica de um gás através do processo de combustão e o gás se expande, realizando trabalho enquanto sua temperatura diminui.
Como é uma máquina térmica?
Basicamente, uma máquina térmica é constituída por dois reservatórios, como mostra a figura. O calor flui do reservatório à temperatura elevada (fonte quente) para o reservatório à temperatura mais baixa (fonte fria), obedecendo a Segunda Lei da termodinâmica, e transforma parte do calor que sai da fonte quente em trabalho.
Para onde vai o resto do calor que não foi convertido?
A parte de calor que não foi utilizada para a realização de trabalho é cedida para a fonte fria ou é dissipada, portanto, uma máquina térmica nunca rende o máximo.
A Segunda Lei da Termodinâmica que diz que é impossível transformar todo calor em trabalho, reflete o fato de que nenhuma máquina térmica tem 100% de eficiência, portanto, o rendimento de tais máquinas é sempre inferior a 100%.
Fonte: http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/maquina.htm