Um pouco mais sobre os ácidos
Como é obtido: Atualmente, este ácido é feito pelo processo de contato, desenvolvido em 1831 pelo comerciante de vinagre Peregrine Phillips. Este processo é feito em diversas etapas, na primeira delas, o enxofre reage com oxigênio, produzindo dióxido de enxofre, sob altas temperaturas. Depois, o produto desta reação reage novamente com oxigênio, produzindo trióxido de enxofre, na presença do óxido de vanádio como catalisador. Para encerrar, o trióxido de enxofre é lavado com água, formando assim uma solução de ácido sulfúrico 98-99%.
Onde é aplicado: Este ácido possui várias aplicabilidades sendo usado, especialmente, no processamento de minerais, na síntese de fertilizantes fosfatados, de detergentes, papel, nylon, fármacos e pigmentos, nas indústrias e laboratórios químicos como catalisador de diversas reações, no tratamento de efluentes, na fabricação de baterias e no refinamento do petróleo.
- Ácido Clorídrico
Como é obtido: Este ácido foi encontrado no século IX pelo alquimista Jabir Ibn Hayyan que misturou o NaCl com o H2SO4. Este alquimista fez diversas reações utilizando o HCl, relatando suas descobertas em diversas obras. Nos séculos seguintes, este ácido passou a ser conhecido pelos alquimistas da Europa como "espírito do sal" ou "ido do sal", já que era obtido a partir do sal. Neste tempo também foi usado o nome ácido muriático.Desde então, muitos alquimistas e posteriormente químicos importantes foram cada vez mais usando esta substância. Após quase mil anos da sua descoberta, Humphry Davy mostrou que o ácido era feito de hidrogênio e cloro.
Onde é aplicado: Suas principais aplicabilidades são: limpeza, tratamento e galvanização de metais, curtimento de couro e na produção e refino de produtos industriais. Também é usado na mineração, em poços de petróleo, na neutralização de efluentes industriais, na fabricação de produtos alimentícios e farmacêuticos, dentre outros.
- Ácido Fluorídrico
Como é obtido: O produto é obtido a