Um pouco da historia do Rap
Sumário:
O Hip Hop é um movimento cultural que surgiu no final dos anos 60, no bairro do Bronx em Nova
Iorque, criado por jovens negros e imigrantes como forma de resistência ao modelo massificador da
Indústria Cultural. O rap é a manifestação musical do movimento Hip Hop que acabou se espalhando para vários outros países incluindo o Brasil. Nossa hipótese é que essa manifestação cultural não é impermeável à cultura local, mas uma forma de dar expressão a ela. Pretendemos, portanto, neste estudo entender como estão presentes no rap produzido pelo grupo “Trovadores” de Diadema, os traços característicos de sua identidade local.
Introdução
O objeto da nossa pesquisa é o rap produzido pelo grupo “Trovadores”, composto por jovens ligados à Casa de Cultura de Diadema (SP), como forma de identidade cultural local.
O rap é um dos elementos que fazem parte do Hip Hop, um movimento cultural que surgiu no início dos anos 70, no bairro Bronx em Nova Iorque, criado por jovens negros e imigrantes. A partir dos anos 80 o rap se difundiu por vários países do mundo. No Brasil o primeiro elemento da cultura Hip Hop a se desenvolver foi o break, um tipo de dança desenvolvida no Hip Hop. Jovens que freqüentavam os bailes black dos anos 70 se reuniam na estação São Bento do Metrô de São
Paulo, para dançar o novo estilo que chegava aos poucos pela mídia. Foi a partir do break que o movimento Hip Hop começou a se organizar no Brasil, com o tempo os “breakers” foram adquirindo conhecimento sobre o Hip Hop e as outras manifestações artísticas como o rap e o grafite foram se desenvolvendo.
Atualmente o rap é um gênero musical mundialmente conhecido que comporta uma grande heterogeneidade. A nossa hipótese de pesquisa é que o rap adquire feições próprias em cada lugar em que é produzido, sincretizando-se com outras matrizes de culturas marginalizadas pela indústria cultural. Isso dá ao Hip Hop uma identidade que é ao mesmo tempo global e