Um pequeno breve resumo sobre "O manifesto comunista" de Karl Marx
"A sociedade inteira vai-se dividindo casa vez mais em dois grandes inimigos, em duas grandes classes diretamente opostas entre si: burguesia e proletariado” (p.67).
As transformações da sociedade decorreram das constantes revoluções provindas dos conflitos entre classe oprimida e opressora, ou seja, burguesia e proletariado. A burguesia teve grande papel revolucionário. Transformou relações feudais, patriarcais, idílicas em relações de “pagamento em dinheiro”. A busca de lucros, o uso de mão- de- obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, trouxe consequentemente o fortalecimento da burguesia e desigualdade social.
2) Proletários e comunistas:
"... a teoria dos comunistas pode ser resumida em uma sentença: abolição da propriedade privada".
Os comunistas não são nenhum partido particular face aos outros partidos operários, não têm interesses separados dos interesses do proletariado todo. Não estabelecem nenhum princípio particular segundo os quais queiram moldar o movimento proletário. Os comunistas diferenciam-se dos demais partidos proletários apenas pelo fato de que, por um lado, nas diversas lutas nacionais dos proletários eles acentuam e fazem valer os interesses comuns, independentes da nacionalidade, do proletariado todo, e pelo fato de que, por outro lado, nos diversos estágios de desenvolvimento por que a luta entre o proletariado e a burguesia passa, representam sempre o interesse do movimento total.
3) O Socialismo Marxista
“Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.” (Karl Marx).
Na ideologia bíblica, Adão e Eva foram condenados por Deus a ganhar o pão com o suor do próprio trabalho. Para Marx, só deveria ser condenado quem ganha o pão com o suor alheio (grandes donos de empresas com linhas de produção).
Podemos descrever o socialismo marxista da seguinte forma: As relações econômicas (trabalho, compra e venda) tem