Um Pa S Se Faz Com Homens E Livros
-Monteiro Lobato
"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas. "
-José Saramago
Turma: 1º ANO “C”
Conselheira: Pauliane e Cristiane
Ceilândia-DF, 22 de Abril de 2014
ÍNDICE
Introdução _ __ I
Desenvolvimento _ II
Biografia do Autor
Resumo da obra
Análise
Considerações finais III
Referências Bibliográficas IV
INTRODUÇÃO
A literatura torna visível tudo que é ocultado pela nossa própria condição, apresentando desde as misérias e injustiças, às grandezas e razões humanas. Portanto, uma pessoa que não lê passa a interpretar o mundo através de opiniões alheias.
Tendo em vista tal importância , a obra literária estabelecida ao 1º ano C, para o evento “Mostra Artística”, foi a de José Saramago, que escreveu e recitou o Ensaio "Este mundo de injustiça globalizada" em 2002 durante a cerimonia de encerramento do Fórum Social Mundial.
Em sua obra, Saramago referiu-se a justiça como morta por consequência dos atos do homem autoritário e com sede de poder econômico, suplicando e motivando, assim, a ressurreição da justiça pela mão do povo antes dominado.
BIOGRAFIA DO AUTOR
Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, ao sul de Portugal, em 1922 e foi escritor, teatrólogo, argumentista, ensaísta, dramaturgo, jornalista, romancista, contista e poeta. Tantas qualificações o fazem como um dos grandes escritores em língua portuguesa. Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos. Dificuldades econômicas impediram-no de entrar na universidade. Demonstrou desde cedo interesse pelos estudos e pela cultura, sendo que esta curiosidade perante o Mundo o acompanhou