Um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem iluminado pelos teóricos
No decorre do filme “Escritores da Liberdade” fala da história da professora Erin, que leciona numa turma de alunos problemáticos, onde os quais são divididos entre gangues e o racismo, ela tenta ajudá-los mesmo não tendo a colaboração dos demais professores e da direção da escola. Analisaremos também as principais ideias atribuídas pelos teóricos no período da adolescência pela qual os adolescentes estão inseridos.
O período da adolescência é uma fase de construção de suas personalidades, onde o que caracteriza como ponto culminante é o egocentrismo, pois o mesmo é bastante atuante, cabendo ele resolver todos os problemas que os envolva, considerando como principal ideia suas concepções possivelmente sendo as mais corretas. São atribuídos pelos teóricos, Freud, Wallon e Piaget, o meio social no qual o adolescente esta inserido exercercendo um grande valor para suas estruturas psicológicas e ativas, todavia é na infância que suas atitudes e experiências, determinarão que pessoa adulta os torne. São ressalvadas no filme grandes diferenças entre os adolescentes, cada um com sua história de vida, desejos e devaneios tornando-os dependentes e opositores uns com os outros. Vendo isto como causa das variadas personalidades, entendemos o quão dificultoso é, para as famílias e a sociedade lidar com os vários “ânimos” excedidos e acelerados desta pequena parte da sociedade.
É comum os professores ouvirem os alunos perguntarem, qual necessidade de estudar certas disciplinas, e o que de novo e motivador trará para suas vidas. Um exemplo disso no filme é quando uma aluna chamada Eva, questiona que não há sentido algum, aprender tais conhecimento dentro da sociedade vivenciada, com tantas dificuldades e diferenças de classes e raças. Logo então, a professora busca tais conhecimentos e outros tipos de estratégias para serem aplicados aos alunos, visto que suas metodologias foram muito além, do que