UM OLHAR SOB A APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DIRIGIDAS A SEIS CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃOENSINO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UM OLHAR SOB A APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DIRIGIDAS A SEIS CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
MARA LÚCIA FIGUR
Projeto de Pesquisa apresentado como exigência para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia para obtenção do título de Especialista, sob a orientação do Prof.(a) Anette Lopes Lubisco.
Canoas/ ULBRA/2014
RESUMO
Este estudo visa avaliar as mudanças decorrentes no processo de ensino e aprendizagem de seis alunos, de oito a quatorze anos, da 3ª a 7ª série do ensino fundamental, que tiveram aulas de reforço escolar. A pesquisa busca verificar quais os fatores que teriam influenciado para alcançar os resultados obtidos, pelos seis alunos, entre o período que vai de maio a novembro, de 2014. Estas crianças residem em uma casa de passagem, SOS Casa de Acolhida, em Canoas – RS e estudam em escolas Municipais, da mesma cidade.
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Durante a vida escolar nos deparamos com a metodologia de ensino cujas escolhas de estratégias vão auxiliar a ação pedagógica do professor, em sala de aula escolar. Durante o processo de ensino e aprendizagem destacam-se alunos que durante este período travam uma boa relação com o educador. A metodologia ou o caminho o ser percorrido pelo professor é considerado como uma escolha cuja base é suas crenças, conceitos, ideias enfim, vem carregado pela visão que o mesmo traz sobre o mundo.
Dentre as escolhas metodológicas que o professor fará para realizar o processo de ensino, e a relação estabelecida com o aluno deve pautar-se no respeito, carinho e principalmente, ações humanizadas. Neste sentido, a relação entre o professor e seus alunos deve atentar aos aspectos que respeitem a diversidade, que cercam os alunos da sociedade atual.
O tema deste trabalho diz respeito aos fatores que auxiliariam o processo de aprendizagem de crianças em vulnerabilidade