Um olhar da arte sobre a saude publica
I - Sobre o ponto de partida do autor.
II - O problema central enfrentado pelo autor.
III - Sobre a estrutura do argumento principal do autor.
IV - Sobre a resposta dada pelo autor ao problema central que apresenta
V - Sobre as possibilidades críticas quanto a argumentação do autor
5.1 - crítica interna (admite o ponto de partida, mas questiona o argumento principal e/ou a conclusão).
5.2 - crítica externa (não admite o ponto de partida, logo questiona-o e/ou por conseqüência o argumento principal e/ou a conclusão).
ROTEIRO DE FICHAMENTO
Um fichamento é um trabalho intelectual, individual, onde o aluno tem oportunidade de sistematizar suas leituras, de tal forma que tenha consigo um material de consulta permanente, ao qual ele poderá recorrer em diferentes momentos de sua vida acadêmica ou profissional. Para tanto, com base na literatura sobre o assunto, estamos propondo um roteiro básico de fichamento que busca garantir uma leitura exaustiva, qualitativa e organizada dos textos. Esclarecemos contudo, que esse roteiro serve de orientação no contexto das disciplinas ministradas por nós no Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. Evidentemente, outros professores poderão adotar orientações diferentes.
I. Aspecto formal
1. Referências bibliográficas completas, contendo:
- Autor: SOBRENOME, nome.
- Nome da obra ou artigo; edição se houver.
- Local da edição (cidade).
- Editora.
- Data da publicação.
- As páginas, se tratar de artigo ou capitulo de livro. Nesse caso, citar o livro de onde foi retirado o capítulo, indicando o organizador (se for obra coletiva) ou o autor.
Obs: Consultar na biblioteca a norma da ABNT mais recente a respeito.
II. Conteúdo
1. Resumo do texto.
Resumo do capitulo/livro/artigo: o assunto do qual trata o artigo ou livro. Antes de fazer o resumo, deve-se ler todo o texto. Utilize suas próprias palavras e não as do autor. O resumo deve ser, de preferência,