Um olhar antropológico sobre a questão da pobreza no brasil
Nomes....
UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE A QUESTÃO DA POBREZA NO BRASIL
VITÓRIA DA CONQUISTA
2010
Nomes...
UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE A QUESTÃO DA POBREZA NO BRASIL
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Antropologia, do curso de Serviços Social, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR; como parte das exigências para obtenção de crédito na unidade
Profª Giane Albiazzetti
VITÓRIA DA CONQUISTA
2010
1. INTRODUÇÃO
No decorrer deste trabalho, iremos abordar a questão da pobreza, em qualquer nação, aparece em diversos ângulos e todas opções não tem dado uma resposta condizente às causas da origem de tal fato. A pobreza é o maior mal (problema) que envolve um país e isto é decorrência direta da situação econômica vigente, ou acumulada ao longo da história de estagnação, de desemprego, de falta de investimentos na economia e, sobre tudo de descontrole das autoridades em fazer um país crescer de maneira harmoniosa e equilibrada.
Todavia, o Brasil é um país único no mundo por ser, ao mesmo tempo, uma grande economia industrializada, dotada de razoável capacitação técnica e ampla base competitiva, e uma das sociedades desiguais do planeta, exibindo um numero anormalmente elevado de pobres e um grau de concentração de riquezas, provavelmente, o dobro da media mundial e bem superior ao de muitos outros países mais pobres.
2. DESENVOLVIMENTO
Em anos de expansão econômica, as medidas de desigualdade de renda e de pobreza no Brasil costumam se mantiver convergentes. Diante da crise internacional, desde outubro de 2008 o país interrompe o curso de crescimento da produção tendo como conseqüência a diminuição do desemprego aberto. Um país tem pobreza quando existe escassez de recursos ou quando, apesar de haver um volume aceitável de riquezas, elas estão mal distribuídas. O Brasil não é um país pobre, e sim um país desigual.
A pobreza existe quando um segmento da população é incapaz de gerar renda suficiente