Um olhar administrativo sobre como fazer história “
“... Estamos aqui para fazer alguma diferença no universo, se não, por que estar aqui? Estamos aqui para criar uma nova consciência, como artistas ou poetas, é assim que devem encarar, estamos re-escrevendo a história do pensamento humano.” “... informação é poder.” Com essas palavras e pensamentos, nasceram as maiores fortunas da atualidade, apesar da situação de insignificância “social” da qual emergiram as mentes por trás de tal fortuna, a audácia e a obsessão foram fatores determinantes para que esses “ninguéns” escrevessem seus nomes na história da humanidade.
Pois bem, com isso em mente podemos fazer uma análise desse processo de ascensão, retratado no filme: “Piratas do vale do silício” (Pirates of Silicon Valley) de 1999. Narrando o inicio de duas das maiores companhias de informática da nossa história até os dias de hoje (Apple e Microsoft), assim como a estrada sinuosa e perigosa pela qual os idealizadores desses impérios percorreram em busca dos seus sonhos, objetivos e ambições. Respectivamente Steve Jobs e Bill Gates.
Com um olhar mais profissional, facilmente poderemos identificar estratégias, conselhos, passos, assim como, problemas de uma administração empresarial. Sendo assim o primeiro requisito para um administrador seria a audácia, acrescida pela paixão em alcançar seus objetivos. Depois de uma profunda análise do mercado pretendido, chega à hora de escolher seus aliados (fornecedores, clientela e parceiros), bem como seus inimigos (concorrentes). Neste ponto, identifica-se a necessidade da hierarquia, oriunda (e determinante) de uma sociedade capitalista. Sociedade que exige também algumas mudanças na aparência para se alcançar um perfil adequado as suas expectativas.
Ressaltando que é fator de sobrevivência de uma empresa fazer com que o mercado precise do seu produto, precisamos salientar a importância das oportunidades, pois ao abrir certas portas, como por exemplo, em parcerias, temos