Um novo pensar da escola
Toda escola, como instituição, sempre esteve envolvida em filosofias ao pensamento educacional e todo o professor faz sua reflexão sobre a maneira de trabalhar a educação.
Muitos são os desafios para trabalhar mudanças educacionais, sociais, politicas, econômicas, e filosóficas , pois muitas vezes, a sociedade e o estado tornam-se estável para esse desenvolvimento.
Levando em consideração todo um sistema educacional , a desvalorização profissional do educador, o baixo salario a falta de estruturas nas escolas, etc , são fatores irrelevantes que desestruturam todo o poder do conhecimento educacional para uma verdadeira transformação.
Nos dias atuais, para que o educador possa possibilitar o acesso ao conhecimento escolar tem que além de estar sempre em capacitação, preparar-se psicologicamente para viver situação em classe com conflitos que demonstram falta de ética.
A formação cultural de hoje, bem diferenciada das décadas passadas, como nos mostra a charge, pois cobradores dos filhos/alunos, e hoje, pais cobradores de professores por rendimento baixo de seus filhos/ alunos.
É através do diálogo, respeito, justiça, solidariedade que se ressalta os valores morais para a dignidade humana.
“Ao eleger o diálogo, Sócrates diz: só a troca de ideias da liberdade ao pensamento e a sua expressão condições imprescindíveis para o aperfeiçoamento do ser humano.”
O conhecimento e o fator principal que controla esses impulsos de violência, criminalidade, preconceito e desigualdade sociais e culturais.
Esquecem que a instituição família e o inicio da formação ética, com normas e valores e que esta formação cultural ira portanto refletir na educação.
Segundo Max Weber o papel da educação era servir de marca de identificação de um grupo de status, bem como o critério de relação. Os sistemas escolar é uma organização baseadas na autoridade legal, seria então, a educação um recurso utilizado pelos grupos sociais em sua competição pela