Um novo olhar sobre a pesquisa no serviço social
UM NOVO OLHAR SOBRE A PESQUISA NO SERVIÇO SOCIAL
JANICE FERREIRA DA SILVA E SILVA
Jussara Ayres Bourguignon possui graduação em Serviço Social pela Universidade estadual de Ponta Grossa no ano de 1984, mestrado em Prática Profissional e Política Social em 1997, doutorado em Serviço Social pela PUC de São Paulo em 2005. Atualmente é membro do conselho editorial da Revista Emancipação – UEPG é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa junto ao curso de Serviço Social e ao mestrado de Ciências Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa social, prática profissional do Serviço social, família e representações sociais.
Em seu ensaio “A Particularidade Histórica da Pesquisa no Serviço Social”, Bourguignon tem como objetivo nos chamar a atenção para o contexto histórico, especificamente as décadas de 80 e 90 do século XX, onde o serviço Social rompe com o conservadorismo e alcança sua maturidade na produção de pesquisa, para as dimensões das particularidades e a particularidade da pesquisa em serviço social; a centralidade do sujeito na pesquisa; o compromisso ético-político do profissional. É a partir desses pontos que a autora pautará seu ensaio, trazendo para nossa realidade uma postura critica pluralista, democrática, que se baseia na formação Marxista.
Após uma breve introdução a autora começa por discutir em seu ensaio o marcos histórico e expressões do Serviço Social onde para as décadas de 80 e 90 com a época em que o Serviço Social ganha sua maturidade, em virtude do rompimento com o conservadorismo e “reconhecendo a pluralidade teórico-metodológico dentro do projeto ético-politico profissional”, que tem como pontos principais: a democracia, liberdade, justiça social e dignidade humana explicito no código de ética. Esses pontos são de suma importância para o profissional. Há um