Um Método Perigoso
MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA
RESUMO SOBRE O FILME “UM MÉTODO PERIGOSO”
ALUNA:
MATRICULA:
PROFESSORA: ALINE LISBOA
Macaé
07/11/2012
Filme
“Um Método Perigoso”
Diretor: David Cronenberg
Atores Principais: Viggo Mortensen- Keira Knightley- Michael Fassbender
Sinopse
Dirigido pelo cultuado David Cronenberg, o longa é uma mostra de como a relação entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen) faz nascer a psicanálise. Aborda a intensa e polêmica relação da dupla com a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley).
Resumo
O filme começa com Sabina Spielrein, uma histérica, grita e se debate ao ser levada para uma clínica psiquiátrica em Zurique no ano de 1904. Na cena seguinte entra na sala Dr. Jung, quem a recebeu na internação. Ela logo lhe diz que não é louca e ele a tranquiliza dizendo que o tratamento será baseado apenas em conversas diárias, com ele sentado atrás dela, tendo como única condição ela não se virar para trás para olhá-lo. O clichê da histeria continua, a paciente se contorce como numa conversão histérica, mas ainda assim consegue falar, consegue, a partir de uma única pergunta, numa primeira sessão desenvolver uma série de associações a respeito de uma possível causa de seus sintomas.
As cenas se passam em uma sala do hospital e logo depois Sanina e ele vão caminhar por uma estrada, como se fosse uma trilha, com árvores, eles passam por uma ponte de pedras bem fina.
Considerações
O filme foi bem interessante, mostrou como lidar com tipos de situações como a da Sabina. Mas ao mesmo tempo achei um pouco complexo pela forma em que a Sabina se comportava, e logo depois das conversar com o Dr. Jung ela foi melhorando e até foi fazer faculdade.
Muito interessante era a forma em que ela reagia quando o Dr. Jung batia com uma bengala em seu palito.
O que mais me chamou a atenção foi o envolvimento de Jung com a Sabina, penso eu