Um mundo urbano
As cidades constituem espaços receptores das populações vindas dos meios rurais,dando origem a um crescimento demográfico mais ou menos acelerado.tambem exercem uma grande influencia no desenvolvimento das actividades económicas dos sectores secundários e terciários, constituindo um ponto de atracção da população e este crescimento demográfico que consiste na fase centrípeta.
Actualmente, uma das características da urbanização é a dispersão da população e das actividades económicas pelas zonas da periferia das cidades, onde geralmente se conjugam os modos de vida rural e urbano. Assim, a continua concentração demográfica e das actividades económicas no interior do perímetro urbano,provoca um movimento divergente da população para os subúrbios. O espaço rural é invadido progressiva e sistematicamente pelas construções habitacionais, industrias e por outras actividades económicas dando um caracter urbanizado e reduzindo os vestígios do antigo espaço rural. A este fenómenos da se o nome de suburbanização
A expansão da urbanização deu origem as varias modalidades de aglomerações urbanas. Neste processo há a destacar determinados conceitos ou fenómenos.
Rede urbana
Segundo moreira e sene a rede urbana é formada pelos sistemas de cidades, no território de cada pais, integradas umas as outras através dos sistemas de transportes e da comunicação, nos quais fluem pessoas, mercadorias e informações. Nos países desenvolvidos, a rede urbana é mais densa.
Hierarquia urbana
Corresponde a influencia que as grandes cidades exercem sobre as mais pequenas. Macrocefalia urbana: caracteriza-se pelo crescimento acelerado dos centros urbanos, principalmente nas metrópoles, provocando o