Um mundo sem fios
Novos padrões de tecnologia sem fio podem mudar a forma com que os aparelhos interagem
As tecnologias que permitem a troca de informações sem a presença de fios foram muito importantes na popularização dos mais variados gadgets. A comodidade e a praticidade que o Bluetooth e o Wi-Fi proporcionam se fazem tão presentes em nosso dia a dia que esses padrões se tornaram quesitos básicos para qualquer equipamento eletrônico.
Atualmente, a maioria dos celulares, smartphones, tablets e computadores, saem de fábrica com, pelo menos, um destes protocolos implementado. Assim, é comum presenciarmos pessoas enviando um documento para o celular do colega de trabalho, encaminhando músicas do computador para o player de música ou fazendo do seu smartphone um roteador de internet.
Entretanto, ambas as tecnologias têm algumas limitações - as mais apontadas por usuários e especialistas são o consumo de energia e o alcance do sinal.
Precisamos de internet em todos os lugares. Necessitamos de meios para a transferência de dados todo o tempo. Para satisfazer nossos novos desejos, empresas privadas e instituições de pesquisa investem em melhorias nos padrões de interação sem fio. Surgem duas novas gerações de tecnologias: o Wi-Fi Direct e o BLE (Bluetooth Low Energy).
WI – FI sem fronteiras
A Wi-Fi Alliance é uma associação que reúne mais de 300 empresas (entre elas estão a Apple, a Intel, a Microsoft e a Cisco) com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do Wi-Fi. A organização sem fins lucrativos é a responsável pela padronização das especificações da nova geração desta tecnologia, o Wi-Fi Direct.
Atualmente, para que aconteça a interação entre dois aparelhos usando as redes wireless é preciso que ambos estejam devidamente conectados ao mesmo ponto de acesso à rede.
Exemplo: Digamos que você queira enviar um documento do seu smartphone para o gadget de um amigo. Porém, o celular dele não possui Bluetooth. Vocês decidem usar a rede Wi-Fi do local onde