UM LÍDER COMPROMETIDO NÃO DEIXA SEU NAVIO À DERIVA: Lições sobre gestão de pessoas
Sumário
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é baseado no filme “O Mestre dos Mares – O lado mais distante do mundo” e utiliza as disciplinas estudadas, como: Estratégia Executiva, Remuneração e Benefícios e Gestão do Conhecimento.
O objetivo do trabalho é verificar as lições de gestão de pessoas e estratégia do filme mencionado e correlaciona-las as práticas vistas nas disciplinas, também já mencionadas, e através de entrevista com a gestora de RH e observações de campo em uma empresa varejista (supermercado), verificar a existência desses conceitos e lições numa empresa real.
Primeiramente serão abordadas as características mais marcantes do filme relacionadas à gestão de pessoas.
A característica mais marcante do filme é a liderança participativa exercida pelo capitão do navio H.S. M, da Marinha Britânica, Jack Aubrey (Russel Crowe). Seguem como demais características marcantes de gestão de pessoas no filme: a existência de uma bem definida e difundida missão organizacional, que no filme é a interceptação e a conquista do navio inimigo, pertencente a Napoleão Bonaparte; uma estratégia clara e validada com todos os tripulantes; uma politica de remuneração meritocratica; a gestão compartilhada de conhecimento, onde todos podem apresentar melhorias para os processos existentes e o engajamento da tripulação no cumprimento da missão designada.
Após isto, como já dito, vamos verificar se esses conceitos existem e como são aplicados numa empresa do ramo varejista de alimentos, na cidade de Porto Ferreira/SP.
Nas considerações finais, vamos pontuar quais os aspectos das disciplinas estudadas quem trazem valor para as organizações.
A LIDERANÇA
O capitão da Marinha Britânica, Jack Aubrey, representa um líder muito à frente do seu tempo e cabe perfeitamente em qualquer organização moderna.
Participativo, lidera pelo exemplo. Carismático,