Um estudo sobre a soja transgênica no estado do paraná
RESUMO
A presente pesquisa trata-se da cultura da soja como membro construtor do espaço agrário no estado paranaense, região onde a maior parte dos municípios tem na agropecuária a base de suas economias. O que aumenta a atenção pelo estudo da soja no Estado é a influência que este tipo de cultura tem na sua composição econômica e também necessita-se de um cuidado maior para os danos que a transgenia pode causar ao meio ambiente, sendo assim necessário utilizar técnicas para amenizar tais prejuízos.
Palavras chave: soja, transgênicos, produção, impacto ambiental
ABSTRACT
This research is to the soybean as a member of the agrarian space builder in the state of Paraná, the region where most municipalities have in the agricultural base of their economies. The increasing attention to the study of soybeans in the state is the influence that this type of culture has in its composition and economic need is also greater care for the damage that transgenesis can cause to the environment and it is necessary to use techniques to minimize such losses.
Keywords: soybean, transgenic production, environmental impact
INTRODUÇÃO
A modificação genética de plantas consiste na inserção no seu genoma de uma ou mais sequências, geralmente separadas de mais de uma espécie, arranjadas especialmente, de maneira a segurar a manifestação genética de um ou mais genes de interesse.
Pode-se conceituar plantas transgênicas (ou OEMS) como plantas que têm introduzido em seu genoma, uma ou mais sequências de DNA controladas em laboratório por processos de DNA recombinante. Opcionalmente, plantas transgênicas poderiam ser determinados com exatidão como organismos que tiveram seu material genético alterado por procedimentos que não são aqueles naturais, observando-se como métodos naturais em plantas o acasalamento sexual e a recombinação genética.
No Brasil, Organismo Geneticamente Modificado – OGM é o organismo o qual o