Um Estudo sobre uma Experiência com Treinamento Utilizando Simuladores
Renderson Alves Santos
17/10/2013
RESUMO:
Este artigo trata a respeito da Administração On Line destacando Treinamento Utilizando Simuladores
PALAVRA-CHAVE: processo químico, Simulador, Simulação, Treinamento, Aprendizagem
Resumo: As organizações do ramo químico, devido ao elevado grau de periculosidade presente em seus processos produtivos, têm investido em ferramentas de simulações como forma de elevar o conhecimento e a habilidade de seus operadores. Com isso, torna-se muito importante analisar os resultados do uso destas ferramentas e, portanto, foi desenvolvido este trabalho de pesquisa. O estudo foi realizado através da metodologia qualitativa de estudo de caso onde foram coletados os depoimentos, por escrito, de um grupo de operadores de controle dos processos de uma empresa presente no estado de São Paulo. Como resultado, esses operadores acreditam que a ferramenta de simulação vem contribuindo, em muito, com a qualidade de seu aprendizado, que esta ferramenta possui vantagens e desvantagens, e que a mesma interfere positivamente em seu desenvolvimento profissional.
Introdução
Dentro dos ramos industriais existentes, o dos químicos e petroquímicos representa quase a totalidade das matérias-primas principais para os produtos utilizados em nosso cotidiano. Tecidos e fibras sintéticas, componentes químicos para indústria farmacêutica, insumos para a indústria de defensivos agrícolas, entre outros, demonstram parte da abrangência deste ramo industrial.
É natural, portanto, a preocupação do corpo de gestão com a continuidade operacional das unidades de produção no sentido de procurar manter o processo de manufatura em constante emissão de produtos acabados, além de elevados padrões de produtividade e qualidade.
Entre as particularidades de seus processos produtivos, destaca-se que trabalham sob severas condições de complexidade e periculosidade, e utilizam elevada