Um estudo inicial dos aspectos do desenvolvimento em Guarapuava
Renata dos Santos Schran (ICV-UNICENTRO), Fernando Franco Netto (Orientador), e-mail: fernando@unicentro.br
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Econômicas, Guarapuava, Paraná.
Palavras-chave: crescimento, desenvolvimento, economia, região.
Resumo: Avalia-se os dados sócios econômicos do município de Guarapuava a partir da base de dados do IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social a fim de verificar o, papel das políticas públicas do Estado e do Município com respeito ao desenvolvimento dessa localidade. Percebe-se que os indicadores sócios econômicos tem uma média boa se comparado a outras regiões do Estado do Paraná. Dessa forma, são importantes ações pontuais de políticas públicas que efetivamente tragam o desenvolvimento para essa região do Estado.
Introdução
O município de Guarapuava possui área territorial de 3.177,598 km² [1], com uma população estimada de 172.728 habitantes [2]. O índice de Desempenho Municipal de 0, 673 considera as três principais áreas de desenvolvimento econômico e social: emprego, renda e produção agropecuária; educação; e saúde [3]. O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH obteve índice de 0, 773 [4]. Indicador esse que demonstra a necessidade de Guarapuava em possuir políticas públicas mais intensas a fim de desenvolver seus aspectos sociais e econômicos em comparação com outras regiões mais desenvolvidas. Como dados adicionais, as três grandes regiões econômicas do Estado concentram praticamente o Produto Interno Bruto – PIB estadual que são: a Norte-Central, a Metropolitana de Curitiba e a Oeste. As projeções demonstram que esse perfil vai continuar pelos próximos 10/20 anos.
Considerando a questão do desenvolvimento econômico, pode-se dizer que as políticas públicas se resumem em ações realizadas pelo governo, utilizando instrumentos e