Um estudo de metodologia cientifica
EDINEIA C. DE MOURA
EVENY CAMILA
FIAMA S. O. DO NASCIMENTO
GISELE ALVES SANTOS
LUCIANA SILVA PINA
MARIANA DE JESUS CAVALCANTE
EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA
São Bernardo do Campo
2013
EDINEIA C. DE MOURA
EVENY CAMILA
FIAMA S. O. DO NASCIMENTO
GISELE ALVES SANTOS
LUCIANA SILVA PINA
MARIANA DE JESUS CAVALCANTE
EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA
Resumo do livro Emília no País da Gramática apresentado à Faculdade de São Bernardo do Campo no curso de Pedagogia como requisito parcial para avaliação da disciplina Literatura, Escrita e Produção Textual I.
Orientador: Professora Ana Virginia O. Cia
São Bernardo do Campo
2013
O livro Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato, começa com Pedrinho no sítio de sua avó, Dona Benta. Apesar de estar em férias, ela o ajuda a estudar gramática, já que o menino acha muito chato ter que decorar tantos nomes e regras. Emília, a boneca de pano, sugere que ao invés estudar apenas pelo livro, eles fizessem uma viagem e visitassem o País da Gramática. Para isso, pedem ajuda e partem ao lombo do famoso gramático, o rinoceronte Quindim. Os personagens vão descobrindo à gramática. Aprendem a língua portuguesa de um jeito muito divertido, usando a imaginação e a criatividade. Caminhando pelos bairros da cidade Portugália, brincando de criar palavras, interjeições, orações e conversando com as senhoras Etimologia, Sintaxe, Ortografia e outras. Visitou o Campo de Marte onde vivem acampados os verbos, depois dos substantivos são os verbos as palavras mais importantes da língua. Só com um nome e um verbo já podem os homens exprimir uma ideia, trabalhou o conceito de verbo e das demais regras. Mas o homem obriga a gente a decorar uma porção de definições que ninguém entende. Ditongos, fonemas, gerúndios (diz Pedrinho)
— Não comece a falar difícil que nós ficamos na mesma — observou Emília. — Sons Orais, que pedantismo é esse? — Som Oral quer dizer som