Um Ensaio Sobre a Ética
Faculdade de Administração e Finanças
Método, Ideologia e Ética Profissional
Um Ensaio sobre a Ética
Vemos diariamente discussões sobre ética, moral e bons costumes. Isso é uma verdadeira utopia… Acredito que toda a postura radical e inflexível que tomamos significa que é esta mesma postura que precisamos nos convencer. Um professor só ensina e defende ferrenhamente aquilo que ele mesmo precisa dar-se conta. Está na hora de evitar o dogmatismo que transforma a Ética em um código de normas. A verdadeira Ética se faz, não se discute. E qual é a verdadeira Ética?
Mas, para auxiliar-me neste texto, me embaso em um terceiro e mais contemporâneo autor estudioso sobre Ética e na qual compactuo com algumas de suas ideias. O filósofo e professor Adolfo Sanchéz Vazquez que definia a Ética como a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano, o comportamento moral. A ética é atualidade, e fala-se em ética nos jornais, fala-se em ética na televisão e fala-se em ética nos colégios profissionais, ou nas entidades, ou corporações profissionais. Quando nós usamos o termo ética, com alguma frequência, usamos o termo de uma forma errada.
Por exemplo, existem muitas pessoas que usam a seguinte expressão: – O fulano teve uma conduta antiética. Ou falam na “atitude ética do fulano”. Isso sob o ponto de vista filosófico está errado. Por quê? A ética ocupa-se do estado da conduta das pessoas, na medida em que essa conduta é boa ou má. A ética não se ocupa apenas da conduta boa. Não podemos identificar ética como “bom”.
A ética é o estudo da conduta humana na medida em que ela é correta ou incorreta. Porém, todos nós entendemos uma pessoa quando ela diz “a conduta antiética do fulano”. Nós sabemos o que ela quer dizer. Mas por que essa pessoa está dizendo isso? Está afirmando isso porque a imagem, o conceito que essa pessoa tem da ética, é um