Um dos Fundadores da Teoria clássica da Ciência da Administração
Nasceu em Istambul no dia 29 de julho de 1841 e morreu com 84 anos em Paris o dia 19 de novembro de 1925.
Respeito a sua vida pessoal, ele foi filho de um contramestre em Metalurgia (André Fayol). Casou-se e Teve três filhos.
Foi um engenheiro de minas Francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor do livro “Administração Industrial e Geral” escrito em 1916 e traduzida ao inglês em 1949.
Criou o centro de estudos administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwich.
Direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar a empresa de cima para baixo, ao contrario das idéias adotadas por Taylor e Ford.
Aos 47 anos, assumiu a Direção Geral de uma mineradora de carvão francesa que estava em falência e consegue restabelecer a saúde econômico-financeira da companhia.
Pesquisas
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por elefoi o desenvolvimento a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo onde pela primeira vez falou-se em Administração como disciplina e profissão, que por sua vez, podia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
Fayol atribui seis funções básicas na Organização
1. Comercias: compra, venda e intercambio de matérias-primas e bens.
2. Financeiras: recursos financeiros da empresa.
3. Contabilidade: balanços, custos, registros estatísticos.
4. Segurança: proteção e preservação das pessoas.
5. Técnicas: aspecto mecânico da empresa, equipamentos e funções profissionais.
6. Administrativas: nesta função Fayol é o