Um diagnóstico da situação econômico-financeira do município de biguaçu/sc
DISCIPLINA DE CONTABILIDADE PÚBLICA
Relatório Final de Estudo de Caso: Um diagnóstico da situação econômico-financeira do município de BiguaçU, a partir da análise de seus indicadores nos anos de 2007 a 2009.
Florianópolis
Junho, 2011
INTRODUÇÃO
O estudo da administração pública em sua amplitude e complexidade é vinculado necessariamente à análise de suas finanças. Depende da administração de seus recursos a otimização destes e, por conseqüência, a viabilização de melhoria nos processos, da qualificação dos serviços, da promoção de políticas públicas, enfim, da efetividade de seu propósito; do fim último da administração pública: a promoção do bem público.
Os relatórios financeiros oferecem informações que não apenas promovem o controle da máquina pública, mas possibilitam um planejamento melhor fundamentado de ações e subsidiam uma tomada de decisão mais assertiva por parte do administrador.
Observada, assim, a importância da compreensão de tal processo; este trabalho contribui de forma modesta, limitando-se a estudar as contas do município de Biguaçu nos anos de 2007, 2008 e 2009: Serão pesquisados os relatórios disponibilizados pela entidade, analisados indicadores, diagnosticada a situação econômico-financeira, e, por fim, feitas considerações e sugestões a respeito dos problemas encontrados.
1. CONTEXTO INSTUTUCIONAL
Localização: O município de Biguaçu situa-se a oeste do município de Antônio Carlos, a leste do oceano Atlântico (Baia Norte da Ilha de Santa Catarina) e do município de Governador Celso Ramos. Faz divisa ao norte com Tijucas e Canelinha e ao sul com o município de São José. Possui uma área de 324,5 km².
Desenvolvimento: Em 2008 o município somava 55.665 habitantes, mais de 90% da população em área urbana. Há um forte crescimento populacional desde meados da década de 1980, o que levou a dobrar de população no espaço de duas décadas. O motor de atração populacional é a