um dia
BEHAVIORISMO
Watson e Pavlov partilhavam as ideias de Thorndike, fundador do Associacionismo (associação de ideias).
Definição de Behaviorismo.
O Behaviorismo pode ser considerado uma versão extrema do Associacionismo, focalizando inteiramente a associação entre um estímulo observado e uma resposta observada. O Behaviorismo afirma que a ciência da Psicologia deveria tratar apenas do comportamento observável (STEMBERG, 2000, p. 29).
Os behavioristas rígidos e extremos, chamados "radicais", seguiam o modelo E-R (estímulo – resposta). O comportamento dentro desse modelo é observado seguindo o estímulo e a resposta obtida, ocorrendo, então, a análise do fato.
A noção de reflexo condicionado surgiu mediante uma descoberta acidental.
Na época, Pavlov pesquisava sobre as glândulas digestivas de cães, utilizando, para isso, o procedimento de exposição cirúrgica para a coleta das secreções digestivas. Ele observava os cães em determinadas horas do dia, especialmente nos momentos em que lhes era oferecida a comida, quando ocorria, então, a salivação. Foi percebido, pois, que essa salivação era involuntária (resposta incondicionada, reflexa) visto que ela acontecia sempre quando eles recebiam a comida na boca.
No entanto, por acidente, Pavlov observou que os cães passaram a salivar, também, ao ver a comida ou mesmo ao ouvir o barulho dos passos do tratador que os alimentava. Essa reação não aprendida de salivação se associou/se condicionou ao estímulo (ver a comida ou ouvir os passos) anteriormente associado ao recebimento da comida pelos cães. Esse comportamento foi chamado por Pavlov de reflexo condicionado (É um reflexo condicionado porque é um comportamento involuntário que se condicionou a um estímulo – comida, passos).
Portanto, o comportamento reflexo/respondente é referente ao condicionamento clássico, onde há a manipulação de um estímulo para obtenção de uma determinada resposta.
Para