um dia
O capítulo é composto por dezenove páginas, nas quais se encontram citações de outras áreas, exemplos que abordam pesquisas com animais e seres humanos, leis e etc.
Para o autor “a ciência é uma mescla de dúvida e certeza” e ao longo do texto fica claro essa afirmação feita por ele, principalmente no ramo da psicologia. Logo no começo é falado sobre as características importantes da ciência começando logo com o próprio cientista, que de acordo com o texto tem que ser humilde em relação ao seu conhecimento, mas ao mesmo tempo tem que ser arrogante no método que é usado, o que entra novamente ao assunto da psicologia, pois se vê isso claramente, pois há tantas perspectivas do comportamento humano que ainda são desconhecidas, mas ao mesmo tempo não se deve aceitar as explicações “não-cientificas”. É citado no texto o autor e psicólogo americano Skinner, que fala que “é melhor ficar sem resposta do que aceitar uma resposta inadequada”. Está entre as características da ciência trabalhar com os fatos e não com os relatos de alguém sobre eles; aceitar tais fatos, até mesmo quando entram em oposição aos desejos; sempre recorrer a honestidade, e nunca adaptar os fatos em beneficio próprio.
O autor considera objetivo da ciência compreender e controlar o objeto de estudo e que a observação é fundamental para toda a ciência, seja em qualquer área, pois assim é fornecido as descrições dos fatos e por consequência, um meio de quantifica-los.
A ciência está