Um dia na vida de um lider
Perguntas
1. Como você considera o trabalho de Mário comparando sua liderança com a de gerente típico?
Mário é uma pessoa muito dedicada ao trabalho. Por trabalhar a muitos anos na empresa, possui muito conhecimentos sobre ela. Porém, ele não tem domínio de sua rotina. Mesmo chegando muito cedo ao trabalho todos os dias, planeja sua rotina, mas não consegue atender a demanda de tarefas. Todos os problemas são reportados a ele, que por sua vez, acaba assumindo-os. Ele possui certa resistência em conceder autonomia aos outros gerentes. Sendo assim, está sempre sobrecarregado e não consegue atender seus objetivos.
2. Avalie as atividades de Mário em termos de: (a) Funções, (b) Papéis, (c) Habilidades e competências de um gestor.
Função - Mário possui dificuldade em organizar seu tempo. Sempre planeja sua rotina diária, porém esta é sempre fragmentada, mediante as interrupções do dia a dia. Direcionar os assuntos as gerência devidas também é uma deficiência que Mário possui em sua gestão. Sua atenção deveria estar voltado para os assuntos macros, porém, acaba dominando os assuntos micros, que deveriam ser das respectivas gerências.
Papel - Seu papel na organização não é apenas de gerenciar, e sim, contribuir para o desenvolvimento de sua equipe. Porém, Mário acaba por assumir papéis que não são condizentes ao seu papel, que faz com que seus subordinados não tenham a devida autonomia para resolver determinados problemas.
Habilidades e Competências – Mário possui conhecimentos teóricos e específicos de toda a empresa, devido ter trabalhado em diversos setores. Quando ele assume um problema da equipe, acaba retendo o conhecimento obtido ao longo do tempo. Estava sempre pronto a servir, porém, o fato de não ter total confiança em sua equipe, fazia com que ficasse sobrecarregado de tarefas, o que atrapalhava toda a sua rotina de trabalho.
3. Mário é eficiente em seu trabalho? É eficaz? Explique.
Sim.