Um designer e sua cadeira
http://arqfolio.com.br/blog/mies-van-der-rohe/
“Less is More”
Mies Van Der Rohe (1886-1969)
VIDA E OBRA
Nascido em 27 de Março de 1886 em Aachen na Alemanha, o arquiteto Maria Ludwing
Mies Van Der Rohe era filho de um pedreiro. Teve poucos anos de estudo na Escola
Catedral de Aachen de 1897 até 1990 e depois na Escola de Artes e ofícios de Aachen até
1902. Adquiriu grandes conhecimentos em materiais e obras (desde o início de uma construção até a sua finalização) devido ao trabalho de seu pai.
Mies se tornou um dos arquitetos mais influentes e reconhecidos do século XX (juntamente com Le Corbusier, Oscar Niemeyer, Arne Jacobsen,Walter Gropius, dentre outros) o que mais marcou nas suas obras foi a autenticidade e a utilização de linhas puras (linhas objetivas e funcionais para fazer uma construção inovadora e confortável).
A sua primeira obra aconteceu quando ele tinha 21 anos e trabalhava juntamente com a sua família, é uma residência chamada Casa Riehl foi feita para o filósofo Aloi Riehl em
1907.
http://cornersofthe20thcentury.blogspot.com.br/2012/12/mies-van-der-rohe-1886-1969.html
Após a concretização da Casa Riehl, Mies se tornou parceiro de Bruno Paul em alguns projetos e tornou discípulo de Peter Behrens de 1908 até 1912, neste mesmo ano abriu seu próprio escritório, o holandês Hendrix Petrus foi seu instrutor principal para influenciar a sua nova jornada.
Na Primeira Guerra Mundial foi voluntário na função de Engenheiro representando a
Alemanha, comandou o setor de arquitetura do November-gruppe (era um grupo de pressão alemão formado por artistas revolucionários, a principal dedicação do grupo era a revitalização da arte alemã) nos anos de 1921 até 1925, mais tarde, parte desse grupo foi responsável pelo desenvolvimento e produtividade da Bauhaus.
No ano de 1927, foi o responsável pela exposição de Weissenhofsiedlung (foi uma exposição de arquitetura