Um conto entre o real e o imaginário
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E CURRÍCULO
Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Médio
Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas
Professora orientadora: Alessandra Cardozo de Freitas
Aluna estagiária: Jacqueline Rodrigues
PROJETO DE ENSINO
UM CONTO ENTRE O IMAGINÁRIO E O REAL
1 Identificação
1. Escola
A Escola Estadual Castro Alves, situada à Avenida Xavier da Silveira s/n no bairro Nova Descoberta, foi fundada em 1972 visando atender um anseio da população do próprio bairro e do vizinho Morro Branco, primeiramente abrigando as séries iniciais de ensino primário, num contesto de Ditadura Militar, funcionando nos turnos matutino, intermediário e vespertino. Em 1976 foi acrescido o ensino ginasial no turno da noite.
Funcionando atualmente nos três turnos, seus alunos são oriundos da parte mais carente dos dois bairros supracitados, o que não a caracteriza como uma escola abandonada ou ‘bagunçada’, ao contrário; o cenário que encontramos foi de muita organização e dedicação dos funcionários para com o ambiente escolar.
Sua estrutura constitui-se por: sete salas de aula, uma secretaria, uma direção, uma sala para professores, uma sala para apoio pedagógico, dois banheiros para professores e funcionários, uma biblioteca, uma sala de informática, uma sala de multimídia, quatro banheiros masculinos e quatro femininos, uma cozinha, um arquivo, um almoxarifado, um auditório com palco, um depósito para merendas, uma sala para laboratório de ciências e um espaço cimentado chamado de ‘quadra’ para a prática de Educação Física.
2. A Tutora
Tenho como tutora a professora Delfina Maria, a qual chegou à escola já no início do terceiro bimestre e antes disso os alunos estavam sem professor de Língua Portuguesa.
3. A Turma
A turma elegida para observação e regência no Estágio foi a 2ª Série