Um conquistador
Sobre a figura, podemos deduzir que o homem dominou a natureza.
Empreendeu um tremendo avanço tecnológico, porém, experimentou evolução bem menor no que diz respeito à consciência, pois ainda se observam conflitos nas relações humanas, a paz mundial está em constante perigo, a vida do planeta ameaçada etc. Discuta sobre a condição humana e como ela não é natural, mas uma conquista cultural e ética.
Comentário: O aluno pode mostrar como o homem é considerado evoluído em relação à tecnologia, mas ainda há muito a conquistar em relação à condição humana. Essa condição envolve atitudes, valores e ética. Trata-se de uma escolha e pode ser desenvolvida.
RESPOSTA:
Em minha opinião, realmente o homem se desenvolveu tecnologicamente e conseguiu dominar a natureza, mas pouco se evoluiu na condição humana.
Com as grandes invenções criadas pelo homem pode se comunicar entre continentes, foi encontrada a cura de muitas doenças, conseguiu chegar até a lua e ainda descobrir outras galáxias. Somos um povo onde vivemos no futuro, tudo acontece muito rápido, termos noticias quentíssimas que acabaram de acontecer. A internet avançadíssima que para ter uma consulta medica basta estar à frente de uma câmera e o medico em outro país pode te dar um diagnostico e rapidamente pode ser tratado. Mas com tanta tecnologia em nossas mãos o convívio entre as famílias não existe mais, pais preocupados em ganhar cada vez mais dinheiro para dar o conforto aos filhos, mães que precisam se ausentar de casa para trabalhar e ajudar seu marido nas despesas de casa, e os filhos são deixados com pessoas estranhas ou ate mesmo sozinhos. Onde só se veem a noite ao deitar.
O diálogo entre pessoas se resumem em msn, facebook e Orkut. Não tem mais aquelas rodas familiares onde tudo se discutiam e resolviam o que fazer hoje o homem e egoísta ao ponto de pensar somente nele. Pais tem somente um filho, não mais 10 ou ate mesmo 20