Um caminho para a mehoria da qualidade da escola
ANA MARIA SAUL
Introdução
A avaliação acontece no dia-a-dia é diferente daquela que estamos acostumados a fazerquando nos encontramos na escola. É de caráter informal, privado, não sistematizado, envolve impressão e sentimento.
Na escola, a avaliação é formalizada, é mais complexa do que a avaliação cotidianae não pode ser entendida unicamente como o momento de aplicação de provas e julgamento dos trabalhos dos alunos, quando então se atribui notas ou conceitos.
A literatura educacional aponta diversostipos de avaliação; “um casaco de várias cores”, figurativamente, para mencionar as diferentes modalidades da avaliação: rendimento escolar ou aprendizagem, avaliação de cursos, programas, projetos,currículos, sistemas educacionais, políticas públicas.
Avaliação da Aprendizagem: uma “janela” para o aperfeiçoamento da prática docente
É interessante trazer, a bem da História, a explicitaçãodos motivos que geraram a reprodução, no Brasil, mesmo distanciada no tempo, dos rumos dos acontecimentos nas áreas de currículo e avaliação Este entendimento passa necessariamente pela análise docontexto que inclui as relações mais amplas que se estabeleciam entre a sociedade brasileira e a norte-americana, principalmente na área da Educação.
Resgatar a história da avaliação educacional,demarcando e fazendo a crítica à transposição cultural é uma necessidade para a compreensão das raízes teóricas e da prática da cultura de avaliação no Brasil. É possível entender a avaliação daaprendizagem no Brasil, tanto em termos da produção e divulgação biográfica, como de sua prática.
De acordo com os solicitantes da pesquisa, os professores consideravam a avaliação da aprendizagem umproblema crítico no seu trabalho docente; não estavam satisfeitos com a avaliação realizada e queriam mudá-la. Mais ainda, consideravam que mudando a avaliação, melhora-se a qualidade de