Um breve histórico sobre ruanda
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO SEMESTRE
SAMARA C. SARTOR
VIRGINIA M. RAZABONI
Um breve histórico sobre Ruanda
Outubro 2012
Como já dizia Hobsbawm (2007):
O século XX foi a era mais extraordinária da história da humanidade, combinando catástrofes humanas de dimensões inéditas, conquistas materiais substanciais e um aumento sem precedentes da nossa capacidade de transformar e talvez destruir o planeta (...).
Seguindo essa linha de pensamento, é possível afirmar que este período foi de grande importância para a história mundial, deixando marcas dolorosas, como grande número de mortos em combates, mas também a esperança do crescimento, evolução mundial devido aos avanços da globalização a partir da década de 1960.
Neste contexto, traremos uma breve abordagem sobre um dos menores países da África Central, Ruanda, conhecido também como “País das Mil Colinas”, por se tratar de um território bastante montanhoso. Possui apenas sete milhões de habitantes, divididos em dois grupos étnicos predominantes: os Tutsis e os Hutus, considerados opostos, eram diferenciados por características físicas, sendo os Tutsis mais altos, traços finos e pele mais clara se comparada aos Hutus, de menor estatura e cor da pele marcante. Apesar dos Hutus somarem a maioria da população de Ruanda, a minoria Tutsi possuía pleno domínio sobre os Hutus, principalmente no período de domínio Belga. Vale salientar, que Ruanda, foi originalmente habitada por pigmeus e posteriormente pelos Hutus, por volta do século XV os Tutsis chegaram já impondo domínio feudal sobre eles. Em 1899, século XIX os Alemães estabelecem seu protetorado, que é rapidamente abalado pela derrota alemã na I Guerra Mundial. Tomando posse então (por volta de 1916), os belgas que fazem da elite, um outro ponto de discórdia entre as etnias, pois no começo da colonização belga, ela(elite) pertencia aos Tutsis já na década de 50 ela era composta por Hutus.