Ultra som
PRINCÍPIO
O ensaio ultra-sônico baseia-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação, dentro do material. A onda será refletida retornando até a sua fonte geradora, se o obstáculo estiver numa posição normal (perpendicular) em relação ao feixe incidente.
APLICAÇÕES
O ultra-som é o método de ensaio não destrutivo mais utilizado mundialmente para o ensaio de descontinuidades internas nos materiais.
Ultra-som são ondas acústicas com freqüências acima do limite audível. Normalmente, as freqüências ultra-sônicas situam-se na faixa de 0,5 a 25 Mhz.
O pulso ultra-sônico é transmitido para o material através de um transdutor especial, usualmente denominado de cabeçote. Os pulsos ultra-sônicos refletidos por uma descontinuidade, ou pela superfície oposta da peça ( ecos de fundo ), são captados pelo transdutor, convertidos em sinais eletrônicos e mostrados na tela plana de cristal líquido do aparelho.
Geralmente, as dimensões reais de uma descontinuidade interna podem ser estimadas com uma razoável precisão através da altura dos ecos refletidos, fornecendo meios para que a peça possa ser aceita, ou rejeitada, baseando-se nos critérios de aceitação da norma aplicável.
As maiores aplicações deste ensaio são os ensaios em soldas, laminados, forjados, fundidos, materiais compostos, medição de espessura, corrosão, etc.
O ensaio ultra-sônico é, sem sombra de dúvidas, o método de ensaio não destrutivo mais utilizado e o que apresenta o maior crescimento, para a detecção de descontinuidades internas.
Isto se deve a:
✓ facilidade na execução do ensaio; ✓ baixo investimento. ✓ velocidade de realização; ✓ alta sensibilidade; ✓ ampla gama de espessuras que podem ser ensaiadas (acima de 10m em aço)
Por muito tempo o ultra-som tem sido empregado nos ensaios de aprovação, controle de processo, inspeção de aeronaves e nas indústrias nuclear, petroquímica e siderurgia.
É utilizado na