Ultra gas
Apresentação do Negócio
A distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil surgiu em 30 de agosto de 1937, quando um imigrante austríaco que há muitos anos estava radicado no país fundou, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, a Empreza Brazileira de Gaz a Domicilio Ltda.; iniciando-se então a venda de gás engarrafado.
Inicialmente o gás que foi comercializado no Brasil era o propano. Esse gás tinha sua utilização empregada no acionamento dos motores dos dirigíveis (Zeppelins), e após a supressão do seu uso nestes veículos, gerou um grande estoque deste produdo armazenado no país. No início os consumidores estavam temerosos com um produto tão inovador, e, além disso, havia a preocupação de alterar seus hábitos e se verem diante da não continuidade do fornecimento do gás. O sucesso do novo empreendimento se mostrou totalmente consolidada, e, em aproximadamente um ano e um mês após o surgimento da Empreza Brazileira de Gaz a Domicilio Ltda., essa empresa teve o seu capital aberto, dando-se então o surgimento, em 26 de setembro de 1938, da Ultragaz S/A.
A partir de então, e especialmente ao final da Segunda Guerra Mundial, a expansão foi ampliada extraordinariamente, pois além de conquistar um grande número de consumidores, a Ultragaz S/A passou a investir na ampliação de suas bases operacionais, além de implantar lojas para comercializar fogões e botijões de gás.
Mercado
Atualmente o mercado de distribuição de botijão de gás, conta com uma ampla rede distribuidora, que se conjugam às próprias distribuidoras e a outros tantos pontos de vendas. As distribuidoras de gás de grande porte, que no Brasil são poucas, controlam o mercado desse segmento em uma visão macro, isto porque a ANP - Agência Nacional de Petróleo -,