ultima atividade
Discente:Rodrigo Novakoski
Docente: Álvaro de O. Borges Filho
Disciplina: Administração e Análise de Projetos
Atividade da Sala – 13/11/2014 – Noite
a) Explique a diferença entre Capital Fixo e Capital de Giro em um Projeto e comente a importância de cada um.
R: O capital fixo consiste no capital físico, ou seja, aquele que não é consumido durante um ciclo de produção; enquanto o capital de giro é um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a entidade (negócio, organização ou outra entidade qualquer, incluindo entidades públicas).O capital de giro é importante pois é uma ferramenta fundamental para tomada de decisões, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos. Enquanto isso, o capital fixo é importante pois se refere aos edifícios, máquinas e equipamentos da organização, que é fundamental para o funcionamento desta.
b) Explique o que é custo de oportunidade e dê um exemplo.
R: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".
Exemplo: Se uma cidade decide construir um hospital num terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se por exemplo a