ULT TRABALHO
GUILHERME ALEIXO
MAICON RODRIGO SANTOS
NILTON
MUTAÇÃO
JAGUARIAÍVA
2015
GUILHERME ALEIXO
MAICON RODRIGO SANTOS
NILTON
Trabalho submetido no Curso de Eng. Florestal, Da União- Latino Americana de Tecnologia, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Int. Genética e Melhoramento.
Professor: Leonardo Von Linsingen.
JAGUARIAÍVA
2015
Introdução
As mutações, mudanças herdadas no material genético, fornecem uma grande variação que permitem a evolução de organismos.
O termo mutação refere-se à mudança na matéria genética e ao processo pelo qual ocorre a mudança, um fenótipo novo resultante de uma mutação é chamado mutante, que se refere a qualquer mudança, súbita ou herdável.
Mutação é a principal fonte de toda variação genética, ela fornece matéria-prima para evolução, sem ela todos os genes seriam de uma forma, alelos não existiriam, e o mais importante, não seriam capazes de evoluir e se adaptar a mudanças ambientais.
FONTE DA VARIABILIDADE GENÉTICA NECESSÁRIA PARA EVOLUÇÃO:
Considerando o papel fundamental que o DNA tem no crescimento e desenvolvimento de uns organismos vivos, a evolução de mecanismos para proteger sua integridade parece ser inevitável. As células vivas contêm varias enzimas que constantemente percorrem o DNA à procura de pares de nucleotídeos incorretos e danificados, quando detectados, esses defeitos são corrigidas por um pequeno exército de enzimas de reparo do DNA, cada uma tendo para se desenvolvido para combater um tipo particular de dano. Examinaremos tipos de mudança que ocorrem no DNA, os processos e alterações que são corrigidas e recombinação entre moléculas homólogas de DNA.
Tipos de Mutações
Existem dois tipos de mutações genéticas: as mutações cromossômicas e as mutações gênicas.
Mutações Gênicas
As mutações gênicas são as que alteram a informação de um gene através da adição, substituição ou perda de bases, alterando ou não uma